Team Availability: a App da Xerox para as organizações tornarem o trabalho mais flexível

A Xerox tem uma nova solução, a Team Availability App, simples e rápida de implementar para organizações que precisam entender a disponibilidade e a localização dos colaboradores em tempo real.

Saber onde os colaboradores estão a trabalhar – casa, escritório, ou outro local – ou mesmo se estão em condições de poder trabalhar, é fundamental para fazer a correta gestão em ambientes de trabalho cada vez mais flexíveis e onde cresce a percentagem de trabalhadores híbridos, num misto de trabalho remoto e no escritório.

Cresce nas organizações o apoio e investimento em soluções tecnológicas para uma força de trabalho híbrida. O mais recente estudo de mercado da Xerox, aponta para que 58% das organizações planeiam alterar a sua política de teletrabalho no próximo ano. Esta aceitação mais alargada de equipas híbridas acabou por revelar lacunas tecnológicas, com as empresas a terem que aumentar o investimento em recursos de tecnologia remota (55%) ou híbridas de recursos remotos e no escritório (40%).

Segundo José Esfola, diretor geral da Xerox Portugal, “Gerir uma força de trabalho distribuída durante a pandemia apresentou desafios únicos que nenhuma organização tinha antes experimentado.” Afirmando ainda que “As organizações precisam saber quem está disponível e onde para poderem tomar as melhores decisões e alocar os recursos disponíveis. Esta App que agora lançamos e que foi desenvolvida internamente em tempo recorde, fornece conhecimento em tempo real aos gestores que têm necessidade de manter as suas equipas num misto de trabalho remoto e no escritório ou que têm equipas a prestar serviços críticos e em ambientes de risco.”

Contrariamente a outras ferramentas de gestão da disponibilidade e localização dos colaboradores em que é necessário estarem conectados à infraestrutura de TI das organizações e implicam semanas de implementação, a Team Availability App, fica totalmente configurado em poucas horas. Uma vez preenchidos os dados pelo colaborador, a aplicação fornece aos utilizadores autorizados dados segmentados para tomada de decisões estratégicas. A própria Xerox implementou a aplicação internamente como forma de melhor gerir o gradual e faseado retorno ao escritório em segurança.

Para a Xerox, a App serve ainda para identificar potenciais problemas de saúde ou de exposição ao COVID-19 permitindo assim garantir que todos os que retornam ao escritório o fazem de forma segura.

A Xerox Team Availability App é uma oferta SaaS compatível com as normas do RGPD e assente num modelo de assinatura que permite ao utilizador editar, guardar ou eliminar os seus dados pessoais a qualquer momento.

A Xerox Team Availability App já está disponível na App Store e Google Play Store.